top of page

Bazar / Brechó Paradise


Você já deve ter se perguntado: Como uma amante de Moda pode ser Ativista Ambiental? Por quê claramente consumismo e moda são coisas inseparáveis, certo? ERRADO! Vou te explicar o porque e como.

Como já expliquei nesse Blog, o Ativismo Ambiental está relacionado com Sustentabilidade. É claro que o Consumismo não é nada sustentável em si mesmo ao pensar no ciclo de produção, consumo e descarte como um fim em si mesmo (isso também está explicadinho aqui: ), mas gostar de moda, ou a Moda em si, não precisa estar necessariamente relacionado ao Consumismo. É claro que não é essa a percepção que temos da Indústria da Moda (), no entanto, o conceito de moda pode sim também sustentável.

Falei, falei, falei, mas não falei nada né. Eu tenho duas maneiras práticas maravilhosas de estar na moda e ser Sustentável:

1. Bazar

Se você nunca foi em um, não sabe o que está perdendo! Todo ano eu vou no Bazar de duas Igrejas e simplesmente enlouqueço! Em um deles eu faço parte da organização e isso ajuda muito porque a medida que vamos recebendo e organizando as peças, eu tenho tempo e liberdade para olhar cada uma e já separar pra mim.

O medo das pessoas de comprar roupas usadas não é de hoje, mas está sendo corrompido pelas novas ondas de UpCycling e Moda Sustentável, mas nem por isso eu vou deixar de falar que não precisa ter medo disso! O segredo do Bazar é chegar cedo, olhar com atenção e aproveitar os preços pra comprar peças básicas, tipo brusinhas.

Aí vai umas dicas:

- Chegue cedo (antes que as peças bacanas acabem)

- Não pense muito

- Conheça você mesma (ter uma ideia do seu tamanho e estilo de olho ajudam bastante, eu por exemplo sempre procuro as roupas com preto ou cinza que já tem mais chance de eu gostar)

- Treine seu olho (é vapt vupt, olhou na seção de saias uma de cor preta, pega, vê se faz seu estilo, procura por defeitos grandes, se passou por tudo isso, agarra que é sua)

2. Brechó

E pra você que não gosta da ideia de ir em um lugar cheio de gente e escolher tudo na correria em pilhas e pilhas de roupas, temos os Brechós maravilhosos pelas ruas! Tenho certeza que tem um na sua região com peças bem vintage, móveis de antiquários e tudo com um ar do passado com preço de nada. Não gosta também? Te apresento o meu melhor amigo: https://www.enjoei.com.br/

O site do Enjoei é uma plataforma de compra e venda super segura e fofinha em que você pode comprar peças novas ou usadas por um preço incrível e vender aqueles presentes de Natal que você nunca vai usar pra ganhar um graninha fácil.

Aí vai mais dicas pra usar:

- Compre peças nunca usadas ou sempre pergunte ao vendedor se tem algum defeito

- Aproveite as promoções de Frete (ele costuma ficar carinho)

- Aproveite para comprar peças de marcas de qualidade por um preço bem mais baixo

- Venda suas peças também pra aproveitar os EnjuCoins

- Se tiver algum problema, você pode devolver de boas

E aproveitando esse assunto, é importante lembrar que esses dois esquemas só funcionam a partir do momento em que as pessoas se desapegam de certas coisas. O mais sustentável é tentar comprar peças de qualidade, não usar até surrar pra que você possa passar pra frente, trocar por uma outra peça de outra pessoa e colocar sua peça no ciclo de trocas, não levá-la ao descarte tão cedo.

Passe pra Frente:

- Aquela peça que não combina de jeito nenhum com suas outras peças

- Aquela peça que não tem nada a ver com seu estilo

- Aquele vestido de festa que você só usou uma vez

- Aquele sapato que te machuca

- Aquela peça que você nunca sabe por que, mas nunca usa

- Aquela peça que não cai bem no seu corpo

- Aquela peça que você ganhou e se encaixa em qualquer uma das opções acima

Esses foram todos os meus Looks de Bazar/Brechó de 2017, mas deixa aí mais dúvidas e comentários de suas experiências, e visita o Insta pra mais looks!

bottom of page