top of page

Buenos Aires - AR


Cheguei de mais uma viagem inesquecível e a gente tá como? Morrendo de ansiedade pra escrever esse post! Vai ter comidas, passeios, fotos de tirar o fôlego e dicas importantes. Lá vai...

Como em todos os Posts de viagem, vou dar umas dicas de como organizar sua viagem, e a primeira delas é: Pense bem sobre o seu período de viagem para a Argentina. Por ser um país próximo, ele pode ser visitado em diversas épocas do ano e aproveitar um aspecto diferente em cada uma delas.

Escolhemos o Inverno para poder ver a neve e aproveitar as férias escolares dos meus primos, apesar de eu não ter achado ser a melhor das ideias. Primeiro que não curto viajar em período de férias escolares, apesar de que em Buenos Aires não era tão lotada de turistas como são as cidades do Nordeste, por exemplo, mas os preços ainda eram altos e a pior parte foram as condições climáticas. Buenos Aires venta MUITO e El Calafate fazia muito frio por conta da neve. Então se você irá visitar essas duas cidades e não faz muita questão de ver a neve, visite na Primavera, o clima é agradável, as Geleiras e Parques são exuberantes e a cidade continua encantadora, só que com menos vento no seu cabelo!

-> Dia 1

ir:Pensa em um dia cheio... Vai ser o passeio pelos arredores de Mayo.

A famosa Plaza de Mayo, construída em homenagem à revolução de Maio, se localiza bem no Centro de Buenos Aires e está rodeada pelos Pontos Turísticos mais famosos da cidade. Lá é onde acontece a maior parte dos Movimentos Sociais, como greves, protestos e passeatas, além de feiras e eventos da comunidade.

ir:Casa Rosada

Eu não vou ter muito o que falar desse lugar que parece lindo pelo seguinte: É necessário reservar sua visita pelo site com 15 dias de antecedência e a entrada é gratuita. Acontece que não sabíamos disso e não conseguimos entrar, por isso estou avisando vocês para não cometerem o mesmo erro que eu. Essas coisas deveriam ter sido previstas na hora de Programar o Roteiro de Viagem (se quiserem eu faço um post sobre isso), mas como não fui eu que organizei nada dessa Trip, acontece né...

ir:Museu do Bicentenário da Casa Rosada

Um passeio rápido no Museu do Bicentenário onde se conta a história política do País com imagens, vídeos e objetos da época, e ainda ver partes das construções originais que foram conservadas em contraste com a moderna arquitetura.

ir:Arquidiocese de Buenos Aires

Falando em Arquitetura, além do ar Colonial da cidade, Igreja é o que não falta. Mas a Arquidiocese não é qualquer Igreja, é somente a Catedral referência do nosso atual Papa Francisco!

-> Dia 2

ir:Rua Florida

Pensou em fazer umas comprinhas? Apesar do Peso Argentino estar valendo uns R$ 0,20 e parecer que estamos no lucro, fazer compras na Argentina já valeu mais a pena no passado. Indo na Primavera-Verão, você encontrará as famosas peças de Couro por um bom preço, mas no Outono-Inverno o custo benefício vai valer a pena somente para os famosos produtos de beleza (cremes, perfumes, sabonetes e maquiagens), doce de leite, alfajor, vinhos e algumas roupas de marca que estiverem em promoção, aí sim você encontrará uma diferença de preço de até 40% comparado ao Brasil.

Mas tudo isso pode ser encontrado na Rua Florida, uma longa rua de comércio, farmácias e mercados que eu simplesmente amo!

-> Dia 3

Comer:Barista

ir:Av. 9 de Julio

Conhecida como a "Avenida mais LARGA do Mundo", a 9 de Julio dá prazer de andar e passear. A mistura urbana entre Colonial e Moderno produz fotos lindas, além dos inúmeros bares nas calçadas para você almoçar ou só tomar um café.

Ir:Teatro Colón

Durante seu passeio pela Avenida, passe pelo exuberante Teatro Colón e faça uma visita guiada por um dos Teatros mais belos que eu já vi! É mais um Must Visit e quer mais um segredo? Passeios como este, antes das 13h, são gratuitos graças a uma iniciativa cultural do Governo Argentino.

-> Dia 4

Ir:Monumento a La Carta Magna y las Cuatro Regiones Argentinas

Já pelo outro lado de Buenos Aires, nós encontramos um dos bairros com mais parques públicos por m²! As mais belas vistas e flores (se você for na Primavera) formam um conjunto verde prazeroso de andar. Além da Vila de Flores, ainda há o Parque Chinês e todo o verde para você andar.

-> Dia 5

ir:Nesse dia, na verdade, a gente só deu um rolê pela cidade e todas as ruas diferentes de lá...

-> Dia 6

ir:Cemiterio da Recoleta

Não estranhe, mas ir ao Cemiterio é um dos passeios mais famosos em Buenos Aires. As construções e lápides são fenomenais, pois na época, as famílias mais ricas demonstravam seu status até na hora de morrer, quanto maior e mais ornamentado era o túmulo, melhor. E assim, o Cemiterio acabou se tornando uma "competição arquitetônica" muito interessante de se visitar

E se ainda assim você não quiser ir, pense que a pessoa mais querida da Argentina está enterrada lá, Eva Perón, também conhecida como "Evita", tem um túmulo mais simples, mas com mais flores em todo o Cemitério.

Quer mais uma dica? O sistema de Metrô de BA é muito prático e barato, assim, aproveite o passeio um pouco longo para andar de metrô. Comprando um Ticket na Estação Belgrano e descendo na Estação Las Heras

-> Dia 7

ir:Puente de la Mujer

Se você ver uma ponte pontiaguda sobre o Rio da Prata, pode saber que é ela. Arquitetada por Santiago Calatrava, a Puente de La Mujer tem esse nome por lembrar as pernas de uma mulher... Mas vamos combinar que esse Arquiteto nunca viu uma mulher, porque não tem muito a ver não, BUT, o passeio continua e esse Pier é cheio de bares e restaurantes super famosos na cidade. Para passar de um lado para outro dessa cidade é só atravessar a ponte!

BÔNUS TRIP: El Calafate

A maior dica que posso dar é: Não vá até a Argentina sem passar uns dias nas cidades da Patagônia. Ushuaia, El Calafate, Bariloche, El Chaltén, Esquel, Junín de los Andes, Puerto Pirâmides / Península Valdés, San Martin de los Andes, Villa la Angostura e Villa Traful, são todas cidades pequenas que não são tão atrativas para passar 7 a 10 dias por quê são quase Vilarejos, mas também não se pode deixar de visitar algum pedacinho da imensa Patagônia Argentina com as Geleiras, Montanhas, Esportes de Inverno dos mais variados, além de poder observar Baleias, Pinguins e outros animais glaciares, dependendo da época e da cidade que você visitar.

Escolhemos El Calafate dessa vez para ver o Glaciar mais famoso da Patagônia, Glaciar Perito Moreno no Parque de Los Glaciares.

-> Dia 8

ir:Centro

Aproveite o seu primeiro dia para já procurar uma Agência para comprar o passeio para os Glaciares. Não se assuste, os passeios são um valor considerável, como eu disse antes, Argentina não é tão barata quanto parece, então você irá gastar R$300 nisso, mas acredite que vale muito a pena (não se esqueça de comprar pesos no Brasil ou em Buenos Aires). Mas para achar essas Agências você necessitará de um transporte até o Centrinho de El Calafate, no meu caso, o Hotel Xelena disponibiliza uma Van até o Centro 3x por dia, mas você também pode pedir um taxi. Se precisar de algum suplemento, já passa na farmácia, supermercado (no qual eu SUPER indico comprar vinhos) ou um restaurante mesmo.

DICA: Eu aconselho você a alugar um carro, principalmente se for Inverno. Por Que? Do Aeroporto ao Hotel (2x), do Hotel a Cidade (4x), Do Hotel ao Parque (2x), fazendo as contas, gastamos muito com transporte e ainda nem andamos o tanto que gostaríamos em 3 dias. Não te convenci? As Estradas têm uma das vistas mais incríveis que já vi, mas não dá pra pedir pro motorista parar para você curtir, tirar uma foto ou abraçar uma lhama, então de carro seria bem mais fácil.

-> Dia 9

ir: Glaciar

Chegou o dia do grande passeio e eu to como? TODA AGASALHADA! Tipo um Rolinho Primavera...

O melhor nessas horas é uma Blusa e Calça Térmicas e uma Jaqueta Corta-Vento. O passeio é longo, as paisagens são de tirar o fôlego e levar um lanchinho é uma boa jogada. Mas de verdade, não deixe de ir, nada me deixou mais impressionada que essas imagens e um bloco de gelo gigante bem na minha frente que está em constante mutação, só uma maravilha da natureza.

-> Dia 10

ir: Centro de Novo

Por fim, no último dia visitamos a cidade e experimentamos a famosa Parrillada que não pode faltar. É uma tábua cheia de carnes típicas, inclusive de Cordeiro, muito famosa pela Argentina e muito bem acompanhada por vinhos da Patagônia.

E é isso aí pessoal! Se quiserem saber mais alguma coisa dessa ou de outras viagens, comentem aqui ou lá no Pinterest! Até o ano que vem...

~mar~


bottom of page