top of page

M.I.N.I.M.A.L.I.S.M.O

O Estilo Minimalista ganhou conhecimento na Década de 60 como resposta ao Expressionismo Norte-Americano. O que começou nas Artes Plásticas, se desenvolveu para a Arquitetura e Design, chegando à Moda no Século XXI com o que chamamos de "Pretinho Básico".

Apesar de começar como um Estilo de criação, hoje se tornou um Movimento/Discurso um pouco diferente do original. O Novo Minimalismo pegou o discurso-chave "Menos é Mais" e uniu aos conceitos de LowConsume do Ativismo Ambiental e tornou o que era antes um Estilo aplicado a cores e formas em um Movimento de Consciência, Sustentabilidade, Praticidade e Desapego.

Voltando a Realidade, vamos lembrar que nesse Blog não vou só te explicar o que é o Minimalismo, vamos discuti-lo. Para isso, tenho 4 pontos:

1. Minimalismo não é Preto, Branco e Cinza

E o Pinterest te enganou! Não é só de cores básicas e peças simples que o Minimalismo é feito. É na verdade muito mais que simplesmente roupas, mas falando-se de roupa, é a tentativa de um menor consumo. Para alcançar isso, claramente:

A) Compra-se menos peças

B) Compra-se peças que se combinam

Por isso parece que só se usa preto, branco e cinza, mas na verdade são pq são cores fáceis de combinar entre si, mas uma cor ou estampa em uma peça ou outra é sempre bem vinda para fazer do seu Estilo, único. Só é necessário um pouco de consciência para os tipos de roupa que você realmente usa.

C) Compra-se peças de boa qualidade

Pq comprar uma jaqueta de loja de Departamento, de tecido fino, que não esquenta, que vai descascar e vai durar menos de 3 anos, quando se pode comprar uma jaqueta de uma marca nacional, resistente, de um bom tecido, que vai durar 8 anos ou mais e até de uma iniciativa bacana? Tudo isso por causa de preço? Uma boa roupa pode ser um investimento, mesmo com valores altos (e aqui não falo de marcas), isso garante uma qualidade do material e provavelmente um trabalho digno e valorizado por detrás.

Deu pra entender esse ponto né! Marielli explica melhor:

2. Virou Modinha? Virou Modinha

Não vou me cansar de dizer: " A Sociedade Ocidental tem a péssima mania de transformar os Discursos e Movimentos Ativistas em Modinha".

Poderia ficar aqui morrendo de exemplificar e contextualizar essa frase meio pesada que as pessoas adoram distorcer, então irei clarificá-la de forma sucinta: Os Movimentos Sociais têm sim como uma parte de seus participantes ou apoiadores, pessoas sem conhecimento ou engajamento, que, querendo ou não, atrapalham e distorcem os Discursos.

E no Minimalismo nada disso é diferente. Tudo aquilo de conscientização, qualidade, sustentabilidade e equilíbrio, virou preto, branco e cinza em uma montanha de fotos "clean" no Pinterest com trilhões de likes. Virou Modinha? Virou! Por que várias daquelas fotos não têm nenhuma relação com uma moda mais consciente, só mais um incentivo de você consumir peças mais "Minimalistas" para estar na moda.

3. Minimalismo se tornou Ativismo sim!

Não é só mais um Estilo. A história mostrou que o Minimalismo se tornou um modo de viver, comprar e pensar as coisas, e é exatamente isso que a gente chama de Ativismo. Precisa sair por aí rotulando coisas e pessoas como Minimalistas e fazendo protestos contra lojas? Não precisa né! Você pode mudar seu Guarda-Roupa aos poucos, ler mais sobre as marcas, ajudar diversos Movimentos Ativistas contra causas como o teste em animais, trabalho escravo ou compulsório, poluição com resíduos, tecidos animais, etc.

(^Se preparem para um Post dessa Campanha INCRÃŒVEL)

4. "O Minimalismo não vai te fazer feliz por si só"

Como falar sobre o Minimalismo sem comentar sobre nosso querido Documentário: Minimalism - Um Documentário sobre as coisas que realmente importam. O Documentário de 2016 mostra a história de algumas pessoas que mudaram suas vidas através do desapego e de um estilo minimalista. É bom? Sim! Dá uma visão geral e uns tapas na cara muito bons, MAS... Assim como esse vídeo aí embaixo - maravilhoso - fala, nem eu, nem, provavelmente, nenhum de vocês, leitores, se encaixam no padrão de exemplos do Documentário de HOMENS, RICOS e MAIS VELHOS. Vamos combinar que eu, você e o público mais consumista e alvo do consumo na nossa sociedade são MULHERES, de CLASSE MÉDIA e JOVENS, ou seja, tem algo de errado nesse filme ao retratar uma realidade falsa de caras ricos que tinham tudo do bom e do melhor e largam 90% de seus objetos para viver com simplicidade. Bom pra você amigo, mas a verdade aqui é que os seus 10% são os meus 90% e não é do bom e do melhor não, são objetos inúteis, peças de má qualidade e de preços que temos de dividir em 8x no cartão.

E aí quer saber o outro extremo do Minimalism? Pensar que, assim como qualquer outro tipo de Estilo de Vida já deve ter tentado com você, o Minimalismo em si vai mudar radicalmente sua vida e te fazer feliz como uma "Fórmula do Sentido da Vida" que todos procuramos. Trocar o Estilo de Vida Consumista Capitalista, que te convence a consumir com o discurso de que assim você será feliz e popular, pelo Estilo de Vida Minimalista, que te convence a não consumir com o discurso de que assim você será feliz e alternativo, não faz nenhuma F*cking diferença. Um Movimento Social não está aqui para mudar sua vida, mas a partir de uma mudança na sua mente, sua vida irá mudar de acordo e as coisas ficarão mais simples que Preto no Branco.

É só isso mesmo, depois comenta aqui embaixo ou lá no Pinterest, e dá uma olhada nos outros Posts de Ativismo!

~MAR~

bottom of page